top of page

ENQUADRAMENTO PROJETO

O projeto nasce através de um percurso teórico e projetual, no âmbito da dissertação “Fragmentos Urbanos Esquecidos”, realizada por Anderson Colombo no ISCTE-IUL, no Mestrado Integrado em Arquitetura e ganha forma num trabalho de pesquisa de campo que se finaliza na concretização pratica. 
 

O tema do reaproveitamento dos espaços devolutos é fundamental, não só do ponto de vista do arquiteto mas igualmente do de muitas disciplinas que podem abranger a análise e o pensamento sobre o nosso dia a dia. A característica autodestrutiva da evolução industrial coloca estes espaços cheios de significados em destaque, como património a avaliar e reaproveitar. Na maior parte dos casos será útil trazer de volta à vida estes lugares, caracterizados por uma arquitetura que perdeu significado nos dias de hoje, indo contra a imagem errada que se criou ao longo do passado, em estreita relação com a damnatio memoriae, que é a pior das condenações ideológicas: apagar sem remédio o passado.
 

Como objetivo geral desta intervenção pretende-se focalizar a atenção no tema da reabilitação de áreas industriais e no elevado potencial económico/social/cultural que estas áreas podem ter.
 

O objetivo é captar o genius loci destes espaços cristalizados no tempo, para depois transpor esta atenção para os media e para os cidadãos.

 

“Sujeito a mudanças constantes, feito de elementos artificiais que se opõem quase à natureza dos lugares onde eles se encaixam e povoados de comunidades diferentes, mas unidos pelo mesmo destino: o pôr-do-sol de certas regras da vida, o abandono de lugares com grande esforço violados e modificados, hoje mudados em desertos produtivos, quase silenciados pelos resultados rápidos do desenvolvimento tecnológico." (Negri Massimo, Archeologia Industriale, 1991, p. 339)

bottom of page