top of page

PROJETO

Comissário geral e projeto de 

Anderson Colombo

 

No dias 27, 28 e 29 de maio de 2016, na antiga indústria de tintas CIN, na Rua 42 (Parque Empresarial Baía do Tejo, Barreiro) vai decorrer um evento artístico complementado com conferências que pretende reativar este espaço sob o mote: “Contemporaneidades do espaço industrial”.

 

O evento associa-se ao projeto ARTSBANK desenvolvido pelo DINAMIA’CET-IUL do ISCTE IUL e pretende explorar a ótica de reaproveitamento dos espaços industriais de forma efémera, trabalhando especificamente sobre lugares e atividades e ao mesmo tempo sobre os valores e significados que estes podem adquirir aos olhos das pessoas.

 

Na conferência “Art Time City” discutem-se temas tais como: a regeneração urbana; relação entre intervenções artísticas; eventos urbanos; arquitetura; espaço público; temporalidade.

 

No workshop ARTSBANK, destinado a stakeholders, será apresentado o projeto a agentes institucionais e artísticos da Margem Sul.

 

Os artistas Andrea Brandão, Chiara Campanile e João Vilhena vão intervir no espaço interagindo com a realidade existente e criando novas realidades. Estas intervenções vão ser acompanhadas por uma seleção fotográfica sobre espaços industriais, do fotógrafo Roberto Conte que pela primeira vez expõe as suas fotografias em Portugal.

 

Numa perspectiva de colaboração com a Baía Tejo, os visitantes poderão ainda apreciar as obras-estudo realizadas por Vhils, artista natural do Seixal.

 

Em simultâneo ao evento, serão apresentados na fachada exterior do edíficio, os resultados do trabalho desenvolvido previamente com os alunos da escola EB do Lavradio.

bottom of page